Quarentena? O que fazer para ocupar as crianças? 

14-03-2020

Se está em quarentena com seus filhos durante a fase pandémica do COVID-19, eis aqui algumas sugestões para entreter as suas crianças. Impeça que elas passem o tempo todo ligadas a tablets e telemóveis. Vamos usar a criatividade, a imaginação e passar um bom tempo a brincar!

Todas as sugestões aqui referidas podem ser facilmente encontradas em supermercados, lojas de brinquedos e algumas podem ser feitas em casa com os materiais que tem. São soluções simples e pouco dispendiosas. 



Livros de adesivos: com imensos temas, rapidamente encontra alguns que podem preencher a imaginação das suas crianças. Pode seguir as instruções dos livros ou optar por criar desenhos que juntos pintarão a lápis ou a canetas de feltro e que depois complementam com os adesivos. Também podem decorar os livros da escola ou fazerem um livro de receitas que decoram depois com os adesivos.



Plasticinas: mesmo que não seja fã desta brincadeira, tempos desesperados exigem medidas drásticas. As plasticinas são um entretenimento fabuloso sobretudo sob supervisão dos pais. Já imaginou a quantidade de coisas que podem inventar juntos? Desde cozinhados, animais, brincarem aos supermercados, aos mecânicos e às cabeleireiras... vale tudo! Abuse da criatividade. Decore as móveis com as novas peças de arte que os seus filhos criam. São peças lindas!


Puzzles: são ótimas distrações. Desde os 4 anos, os puzzles têm a vantagem de puxarem pela concentração. Encontra de todos os tamanhos e com imensos temas.

Jogos: se a sua criatividade falha, eis algumas ideias para lá dos jogos já tradicionais: criar um relógio de ponteiros, uma salada de letras ou o esqueleto do corpo humano... E porque não fazerem um jogo só vosso com as vossas próprias regras? Veja algumas sugestões abaixo:



Aguarelas: a mais gira ganha um prémio! Antes de tudo, têm de criar um pódio e um prémio simbólico). E depois... é só meterem as mãos à obra. Criem temas, façam os vossos livros de histórias, desenhem estradas para dentro de casa com folhas de papel e desenhos de pegadas, desde a porta da entrada de casa até aos quartos, decorem janelas e paredes, pintem avisos de lavagem de mãos em portas, façam postais para colocarem nas caixas de correio dos vizinhos. Digam: estamos aqui e estamos divertidos!


Laboratórios de ciência: para os mais velhos, existem os fabulosos laboratórios de Ciência que os ajudam a estarem entretidos por muito tempo a descobrirem coisas que antes não tinham pensado. Se as suas crianças gostam destas actividades, ajude-as a fazerem experiências verdadeiramente científicas com arroz, feijão, terra e outros materiais da Natureza. Tirem fotos, façam reportagens em vídeo e utilizem depois essas reportagens para divulgarem nas redes sociais como se divertiram nesta fase!

Máscaras: o Carnaval já passou, mas... nesta fase vale tudo. Aproveite os saldos e vá até uma loja de máscaras. Compre dois ou 3 modelos, ou use o que tem em casa, e mascarem-se todos! Façam jantares de gala, de palhaços, de circo ou de bombeiros. Não se esqueçam de tirar fotos!


Cozinhar: não podia faltar uma das actividades favoritas das crianças, ir para a cozinha e ajudarem os pais e os avós a fazerem bolos, crepes, panquecas, bolachas, mousses ou até o almoço ou o jantar. Deixe-os sujarem, depois limpam... 

Improvisem aventais e chapéus de cozinheiros, façam listas de cozinhados e divirtam-se com os tachos reais e as panelas verdadeiras. Eles vão adorar ser criativos!


Exercícios de cálculo numérico ou linguagem: se as crianças são pequenas e estão no 1º ciclo, é muito útil ajudar a manter as aprendizagens. Sem causar stress, poderá comprar livros com bonecos que libertam os pais a pensarem que têm um problema com a ausência da escola e o esquecimento das aprendizagens que interromperam subitamente. Para os mais velhos, decidirem que vão passar duas a três horas por dia a estudarem juntos com os pais, pode ser também uma regra fantástica. 

Quarentena não são férias... e ajudá-los a assumir a responsabilidade escolar durante este tempo, ajuda-os a estarem envolvidos com os objectivos propostos.




Materiais de arte infantil: talvez tenha chegado o momento certo para criar um espaço no quarto dos seus filhos e inventar um stock de materiais de criatividade. 

Canetas, lápis, livros, plasticinas, artigos decorativos (como missangas, contas, caixinhas surpresa de artefactos, aguarelas, canetas de feltro, lápis, aguarelas e tintas, papeis de várias cores e feitios, panos e feltros...), podem ser guardados em recipientes coloridos que podem fazer em casa, pintando caixas de cartão ou copos e frascos. 

Criar esse espaço e ajudar as suas crianças a mantê-lo arrumado, demora tempo, exige paciência e entretém todos lá em casa!



Se precisa de apoio, por favor, contacte. 

Use o formulário abaixo ou os contactos alternativos.

Pode fazer aqui a sua marcação para qualquer uma das especialidades terapêuticas. Basta preencher o formulário.

Confirmarei via email.