Perturbações do Neurodesenvolvimento. Terapia Cognitiva Comportamental para Crianças.
Crianças Singulares.mp4 from Fernanda Barata on Vimeo.
Quando se trata de Crianças Singulares, o nosso pensamento chave é: reabilitar, reformular, nunca desistir.
O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os fatores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente.
Este é o local onde a sua crianças ou jovens com necessidades educativas especiais podem estar em segurança, enquanto trabalhamos juntos os principais temas relativos ao seu desenvolvimento cognitivo e emocional, com o objetivo de torná-los(asum adultos(as) funcionais e autónomos.

Leia nesta página:
- quando deve marcar uma consulta?
- o que faz a intervenção neurodesenvolvimentalista?
Consultar a especialidade de Neurodesenvolvimento é fundamental para saber quais as necessidades bio-neuro-fisiológicas em que a sua criança precisa ser apoiada, no seio da família, da escola e do mundo em que se insere.
Quando deve marcar uma Consulta?
- Perturbações Metabólicas
- Síndromes Raros
- Obesidade e Compulsão Alimentar
- Síndromes Genéticas
- Tumores Cerebrais
- Traumatismos Cranioencefálicos
- Epilepsia
- Perturbação do Espectro do Autismo
- Perturbações do Neurodesenvolvimento Não Especificadas
- Perturbação do Défice de Atenção
- Perturbações do Desenvolvimento Intelectual
- Perturbações Específicas da Aprendizagem Perturbações do Desenvolvimento Motor
- Perturbações da Linguagem
- Perturbação da Hiperatividade
- Problemas do Comportamento não Especificados
O que faz a intervenção neurodesenvolvimentalista?
Avalia as funções que podem estar afetadas por lesões encefálicas, perturbações do desenvolvimento e maturação neuronal, ou devido a desequilíbrios neuro-químicos e funcionais: atenção, memória, linguagem oral e escrita, atividade construtiva, aptidões visuo-espaciais, raciocínio, planeamento e controlo das emoções e dos comportamentos.
Quando colocamos a plasticidade cerebral em movimento, todo o conjunto da criança responde em sintonia.
Trabalhamos com uma criança/jovem de cada vez. Cada uma tem o seu tempo, totalmente focado em si mesma, no desenvolvimento das suas habilidades e competências. Temos um espaço seguro, familiar e totalmente compatível com o que é necessário para colocar a sua criança/jovem na rota do mundo real e de um futuro possível.