Novas Perspetivas no Autismo: Neurociência Social e Metodologias Ativas na Educação e na Família
(Refª AU24)
para professores, educadores, psicólogos educacionais, assistentes sociais, pais e cuidadores de crianças e adultos com PEA
Destinatários:
Professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, pais e cuidadores de crianças, jovens e adultos com PEA.
Formadores:
Dra. Ana Pais - Psicóloga Comunitária e Mestre em Educação Especial , Dra. Fernanda Barata, fundadora da Humana Mente.
Objetivos Gerais:
- Dotar profissionais de educação e famílias com conhecimentos teóricos e práticos sobre o autismo, baseados em psicologia e neurociência social.
- Promover estratégias eficazes de ensino, comunicação e interação social que respeitem as características individuais de crianças, jovens e adultos com PEA.
- Fomentar a inclusão e o bem-estar de indivíduos com PEA no ambiente escolar e doméstico.
Assiduidade:
Para obtenção do Certificado, será condição obrigatória a participação em 80% das sessões. Os formandos que não completem 80% do curso, poderão frequentar as aulas não assistidas em ações posteriores, podendo, nesses casos, obter o Certificado de Formação.
Avaliação:
Avalilação contínua + um trabalho trabalho teórico, com base na experiência do formando(a) ou fictício. onde se demonstrem os conhecimentos adquiridos.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) (2 horas)
- Definição e caracterização da PEA.
- PEA: diversidade e individualidade.
2. Fundamentos Psicológicos e Neurocientíficos na PEA (3 horas)
- Teorias do desenvolvimento cognitivo e emocional na PEA.
- Estratégias de aprendizagem adaptadas à PEA.
- Desenvolvimento social e desafios comportamentais.
3. Neurociência e Autismo (5 horas)
- Bases neurais da PEA.
- O papel da neuroimagem na compreensão da PEA.
- Neuroplasticidade e aprendizagem.
- Empatia, teoria da mente e reconhecimento de emoções.
- Estudos de conectividade cerebral e as suas implicações para a educação.
- O impacto de intervenções sensoriais baseadas em conhecimentos neurocientíficos.
- Contribuições da neurociência para a educação especializada.
- Aprofundamento nos mecanismos neurais subjacentes às habilidades sociais.
- A importância das redes neurais no processamento social e na regulação emocional.
- Intervenções baseadas em evidências neurocientíficas para a melhoria da interação social.
4. Estratégias Pedagógicas para a PEA (2 horas)
- Metodologias de ensino inclusivas.
- Adaptações curriculares e ambientais.
- Uso de tecnologias assistidas na educação.
- Método Montessori Adaptado à PEA (2 horas)
- Princípios do método Montessori e a sua aplicabilidade à PEA.
- Preparação do ambiente educativo para promover autonomia e aprendizagem.
- Atividades práticas Montessori adaptadas para diferentes níveis de habilidade na PEA.
- Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Contexto Educativo e Familiar (2 horas)
Fundamentos da ABA e sua eficácia no tratamento da PEA.
Técnicas de ABA para desenvolver competências comunicativas e sociais.
Planeamento de sessões ABA individualizadas e monitorização do progresso.
5. Intervenção Familiar na PEA (2 horas)
- O papel da família no desenvolvimento do indivíduo com PEA.
- Estratégias de comunicação e gestão de comportamentos em casa.
6. Inserção Social de Pessoas com PEA (2 horas)
- Educação inclusiva.
- Transição para a vida adulta e emprego apoiado.
- Desenvolvimento de habilidades sociais.
- Apoio comunitário.
- Direitos das pessoas com PEA.
Duração:
20h síncronas, online, na plataforma Zoom, para profissionais de saúde (Psicologia, Psicoterapia, Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Técnicos de Saúde, Enfermagem e Assistentes Sociais) e Pais ou Cuidadores de Pessoas com PEA.
Datas:
Dias 8, 15, 22 e 29 de Junho de 2024
Horário:
entre as 14 e as 19 horas.
Duração:
20h síncronas, online, através da plataforma Zoom.
Inclui:
Certificado de Formação Profissional, Recibo, Materiais Didáticos.
Investimento:
Com Certificado: 150€ (60€ no ato de inscrição + 90€ até 31 de Maio 2024)
Sem certificado: 100€
Pretende Inscrever-se? Preencha o formulário: